X

+55 (011) 97100-0246
arlei@prefatto.com.br

Gerenciamento, Vendas e Serviços em Pré-fabricados Desde 1994.

22 anos de mercado

17m maior vão livre realizado com lajes

05 toneladas / m2 maior sobrecarga aplicada sobre lajes

285.000 m2 obras atendidas



Perguntas Frequentes

[leigo] O que preciso informar para orçar uma laje pré-fabricada ?

Caso não possua um projeto estrutural da sua obra informe o maior vão e o tipo de utilização que fará da laje.


[leigo] O que determina a escolha da laje ideal para o meu projeto ?

Cada projeto têm uma necessidade e característica diferente e por isso existem diversos tipos de lajes pré-fabricadas,mas basicamente podemos dividi-las em alguns grupos:

  • Lajes protendidas
  • Lajes treliçadas ou armadas

As lajes protendidas têm como principal caracterísitca o uso da protensão como armadura principal e isso proporciona benefícios como eliminação ou redução do escoramento,menor consumo de concreto e principalemente eliminação de possíveis deformações.

Já as lajes treliçadas ou lajes armadas,são lajes que necessitam de escoramento em uma distância variável a partir de 1,20 m. São lajes que aceitam carregamentos especiais,aberturas de vazios nas lajes e se necessário até embutir parte das instalações elétricas e hidraulicas dentro das mesmas.

Além das características técnicas de cada tipofamília de lajes ainda temos a questão da vista inferior das mesmas,pois há diversas opções disponíveis também,como por exemplo o concreto todo aparente,muito prefererido em obras comerciais e obras institucionais pela eleiminação de aplicação de acabamentos posteriores e pela facilidade de fixar as instalações diretamente nas lajes,hoje em dia muitos arquitetos têm especificado usar esse tipo de lajes para deixar os ambientes residenciais com um traço mais rúsitco e industrial.

 

 


[leigo] Qual o maior vão de lajes possível de executar ?

A tecnologia para grandes vãos está muito avançada,a Prefatto já atendeu vãos livres de até 17 metros com pré-lajes.

O uso de vãos livres com lajes em concreto pode atingir por exemplo até 20 metros sem nenhum tipo de cimbramento com lajes tensionadas (protendidas).

Os grandes vãos são viabilizados através de estudos de engenharia específco e principalemnte em conjunto com o projetista da obra.

Traga seu caso pra gente que faremos um estudo direcionado.

 


[leigo] O que devo exigir do fornecedor de lajes ?

Executar uma laje envolve muitas responsabildiades e é muito importante certificar-se de que está comprando corretamente,abaixo vão alguns requisitos mínimos que você deve exigir do seu fornecedor:

  • Responsabilidade técnica pelo cálculo e fabricação
  • Responsabilidade técnica pela montagem (caso contratada)
  • Projeto detalhado e instrutivo com todos procedimentos para a correta execução das lajes
  • Disponibilidade do departamento de engenharia para redimir dívidas
  • Suporte técnico com pessoal qualificado para orientação na obra

Além disso certifique-se sobre a história do forncedor,peça referencias de obras realizadas e confirme que a fábrica possue um laboratório próprio de controle tecnológico do concreto.


Qual o preço da laje H8 ? Qual o preço da laje H12 ?

Recebemos diariamente esse tipo de pergunta aqui no site e nos demais canais. As lajes denominadas como simplesmente "H8" ou "H12" e até mesmo outras alturas possíveis se tornaram de uso comum em todo tipo de obra mas principamente em obras residenciais e na maioria das consultas oriundas de obras sem projeto ou acompanhamento de um profissional CREA/CAU. 

Na categoria de lajes pré-fabricadas armadas que usam a armação treliçada como elemento estrutural, temos um padrão das usinas produtoras dessas armações que começam com H4 passando por H6, H8, H12, H16, H20, H25 e H30. Há casos onde é possível encomendar (em grandes quantidades) a produção de uma altura diferente das acima citadas.Essas armações fazem parte do arranjo estrutural e serão incorporadas nas peças de concreto para formarem as pré-lajes. 

Além das armações treliçadas é necessário uma verificação completa das solicitações de cada projeto (vão livre, sobrecarga, condição de apoio, entre outros...) e com base nessa avaliação teremos uma resposta do valor baseado em todos componentes necessários para fornecer a laje em questão.

No mercado popular não há um critério por parte do comprador (leigo orientado por seu construtor) para exigir e/ou comprar com essas premissas e seja por uso de experiências anteriores, seja por imperícia, apenas orçam a laje baseados na altura da armação. 

Na outra ponta,há diversas empresas produzindo esse tipo de laje (sem o cuidado na verificação das solicitações e portanto fora do que a norma técnica pede e que o CREA exige) e comercializando como se fosse um material de prateleira.

O resultado disso é o cliente simplesmente querer saber o preço do m2 da laje diretamente. Aqui na Prefatto não respondemos dessa forma e tratamos esse assunto através de um projeto ou da análise de um croqui e em cima disso propomos uma resposta baseada nas normas para atender a situação colocada.

As consequências de compras sem esses cuidados estão nas ruas todos os dias. Lajes deformando, consumo de concreto muito acima da média, demolições e retrabalhos. E quando dá certo, o cliente pode ter uma laje com vibrações não desejadas ou com outras patologias que só serão vistas após algum tempo após a finalização dessa etapa.

Quanto tá sua H8 ? quando for fazer essa questão, pense bem nas implicações dessa simlpificação.

Arlei Jr

Atua no atendimento direto ao cliente e também no pós-venda. Desde 1994 no mercado de lajes pré-fabricadas. mande sua pergunta arlei@prefatto.com.br

 


Faça sua pergunta!



Receba nossas notícias: