Notícias

Qual diferença entre optar por laje treliçada ou laje protendida

Qual diferença entre optar por laje treliçada ou laje protendida

A laje composta com VIGOTAS PROTENDIDAS, apesar de ser produzida há mais de 20 anos no Brasil ainda é uma opção com cara de novidade para a pessoa leiga que não constrói habitualmente. É comum aqui na Prefatto fazermos comparativos para os clientes poderem entender as diferenças de cada sistema e assim optarem pela melhor laje. A vigota protendida com EPS se mostra competitiva em obras da nossa região com áreas acima de 100 m2. 

Quando o cliente consegue computar os custos adicionais em obra para a finalização da laje, poderá confirmar que há muitas vantagens na opção pela PROTENDIDA. A redução de mais de 50% do escoramento aliada com um consumo de concreto entre 20 e 30 porcento menor e ainda com uma redução na taxa de aço em obra. Ainda há a questão do tempo de execução que também fica reduzido.

A LAJE TRELIÇADA é uma opção versátil e que possui características já reconhecidas por qualquer empreiteiro. Há uma familiaridade com o sistema e oferta fácil em qualquer região do País. Possui capacidade para cargas concentradas e também é amigável com para cargas de cisalhamento. O custo composto em áreas maiores em relação a PROTENDIDA é por vezes maior.

Em resumo, nos casos de vãos até 10 metros com sobrecargas de até 600 kgf/m2 em áreas maiores que 100 m2 para obras localizadas  em um raio de até 250 km da fábrica a LAJE PROTENDIDA será a opção mais econômica. Solicite seu comparativo aqui na Prefatto.